Você precisa decidir com antecedência quais são os seus planos, obrigações e o que você pretende ter realizado até certa data. Escreva um parágrafo todo começo de semana, mês ou semestre. Desta forma, você estará organizado e pensará mais racionalmente nas coisas que devem ser feitas.
1) Eu vou separar duas horas da minha noite e dedicá-las às minhas lições de casa;
2) Eu vou estabelecer boas relações com os professores (isso não quer dizer que você tenha que "forçar" amizade com o professor, apenas seja simpático e mostre dedicação na sala de aula).
1) Eu vou eliminar atividades que fazem com que eu perca à toa pela metade (por exemplo, jogar video-game, mexer no Facebook, assistir à televisão);
2) Eu vou tomar cuidado com as relações (amigos, namoradas/os) que me desestabilizam e tiram meu foco.
Já que você estabeleceu metas, crie estratégias lógicas para cumpri-las. Por exemplo, se você pretende dedicar duas horas da sua noite para estudar; mas seu programa favorito está passando bem neste horário, grave-os. Crie planos para fazer com que nada te atrapalhe nestas horas de estudo.
Objetivos são metas concretas. Enquanto você pode ser mais subjetivo na elaboração das suas metas, quando for criar seus objetivos, pense em ideias palpáveis. Por exemplo:
1) Comprar uma agenda e escrever nela todo dia;
2) Não deixar de fazer nenhuma lição;
3) Aprender como gravar meus programas favoritos;
4) Perguntar ao professor qual é a maneira mais recomendável de estudar para a matéria dele.
Não é fácil escrever um bom plano estratégico, você provavelmente terá dificuldade. Se o semestre acabou e você não teve a melhora que desejava, talvez seja o caso de reavaliar suas metas, seus objetivos, suas estratégias. Por isso, a autocrítica é importante; para que possamos avaliar não só nossas notas mas as estratégias de estudo.
Material produzido por Notícias.Universia